Monday 20 September 2010

Código de Conduta (português)

Foi adoptado para o Hetalia Day 2010 um Código de Conduta, disponível em inglês No website de APH Day. Para uma maior comodidade, e certeza de que todos o lêm, deixo aqui uma tradução. É fundamental que todos os participantes sigam estas regras.

Código de Conduta do APH Day

COMPORTAMENTO E CORTESIA COMUM

Gestos: Certos gestos e expressões podem ter uma conotação profundamente negativa e não devem ser tomados de ânimo leve em QUALQUER SITUAÇÃO. Tenham em conta o local onde se encontram. Por exemplo, se virem um cosplayer de Alemanha ou Prússia a fazer um "Sieg Heil" (saudação Nazi) ou algo semelhante, avisem-nos. Se continuarem com tal comportamento, mesmo que por brincadeira, é possível que lhes seja pedido que abandonem o encontro. Basicamente, é inapropriado e não é nem o local nem a hora adequados. O que as pessoas fazem em casa, em privado, fica à discrição de cada um, mas não será tolerado neste encontro. Um pouco nessa onda, convém evitar a presença de acessórios Nazi ou do Exército Vermelho (Soviético) durante o meet. É um local público onde estarão presentes pessoas que não só não são cosplayers como também não fazem ideia do que Hetalia é.

Assédio: Infelizmente, este tópico já surgiu no passado várias vezes. Não deveria ser necessário dizer aos participantes para terem cuidado "onde metem as mãos", mas... TENHAM CUIDADO ONDE METEM AS MÃOS. A não ser que conheçam a pessoa e saibam que ela está completamente de acordo com a situação, NUNCA devem tocar num outro cosplayer de forma inapropriada. Não interessa o quão in-character acham que pode ser. Também seria in-character que a Rússia andasse por aí a esmagar crânios com a torneira, ou a Hungria batesse nalguns de vocês (nós? :P) com a sua frigideira, mas vocês não vêm esses cosplayers a fazer isso ('TÁS A OUVIR, HUNGRIA, NADA DE VIOLÊNCIA!!). Se uma situação de abuso de espaço, privacidade ou respeito surgir, quer por denúncia do partido afectado, quer por atenção de outro participante, será pedido ao abusador que abandone o evento. ESPECIALMENTE se o partido afectado for menor de idade.

Menores: isto não contará tanto para nós, pois os nossos menores andam sozinhos de transportes públicos, mas é pedido pela organização que se espere que a boleia dos ditos menores chegue antes de nos irmos embora. Calculo que isto não se aplique à grande maioria dos nossos menores, mas podemos sempre acompanhá-los até à paragem/estação onde irão apanhar o vosso transporte. Também é necessário que tenham autorização dos pais para aparecerem nas fotografias, mas não se preocupem muito com isso; Portugal é mais relaxado nestas coisas, e estamos bastante habituados a menores já andarem sozinhos no dia-a-dia, a participarem em eventos, etc. Simplesmente não queremos que os pais interponham acções judiciais porque foram tiradas fotografias dos seus filhos menores para posteriormente serem publicadas na internet.

Respeito: Por favor respeitem as outras pessoas no local. Naturalmente algumas pessoas ficarão curiosas e perguntarão o que é que se passa, não sejam rudes para com elas. Algumas crianças tendem a ser mal-educadas, podendo inclusivé mandar piadas ou insultos por causa dos fatos. Sejamos maduros e evitemos estas discussões; não é possível argumentar com um miúdo, por isso o melhor é ignorar se estiverem a ser rudes para vocês.

ACESSÓRIOS

Armas: Toda a gente sabe que vocês adoram as vossas réplicas de armas (eu também gosto... e muito) mas por causa de um problema que surgiu o ano passado, pede-se aos participantes que as deixem em casa durante este dia. Na América existe uma série de regras sobre a utilização de armas em convenções e eventos, algo que não temos aqui, mas pensem um pouco na situação pública: se levarem, por exemplo, uma réplica de um revólver, pode-se gerar uma situação de pânico completamente desnecessária. Se fazem mesmo questão de levar uma réplica de uma pistola, levem uma ponta cor-de-laranja para a ponta do cano. Nada de armas de simulacro (fazem o som de disparo mas não atiram nada), e obviamente qualquer tipo de arma projéctil e/ou munições são proibidos e podem ser confiscados até ao final do encontro. Quanto a espadas, facas, navalhas, etc.: FERRO, AÇO OU RÉPLICAS SEMELHANTES SÃO ESTRITAMENTE PROIBIDAS. Isto inclui a espada do Japão, a torneira da Rússia, entre outros. É também de evitar qualquer tipo de luta encenada, por mais engraçada que seja. Um empurrão na brincadeira, ou a Turquia a fingir que dá um cachaço à Grécia é uma coisa, mas a China e o Japão a lutarem com espadas ou a América e a Rússia aos murros e pontapés não pode ser. Qualquer incumprimento destas regras terá repecursões, desde a confiscação das armas ou réplicas até à vossa expulsão do encontro.

Bandeiras: este parâmetro é EXTREMAMENTE IMPORTANTE, e quero deixar uma nota antes de traduzir o que foi escrito em inglês.

ATENÇÃO!!! A nossa filosofia ou comportamento quanto ao uso de bandeiras é muito diferente de como acontece nos Estados Unidos da América. Para nós não é assim tão ofensivo se alguém se sentar numa bandeira, ou até se a carregarmos à volta do pescoço, dermos um nó com ela na alça da carteira, etc. mas na América isso é considerado uma ofensa extremamente grave. Sei bem que estamos em Portugal, mas as fotografias serão enviadas para websites internacionais, e serão postadas em muitos fóruns cujas pessoas inscritas são maioritariamente Americanas, e queremos evitar quaisquer confrontos ou discordâncias que possam levar à nossa expulsão desta iniciativa. Vou deixar aqui a tradução acerca do protocolo correcto quanto a bandeiras, mas a minha sugestão para todos vocês era que deixassem as vossas bandeiras em casa. Sei que gostam muito dos países e querem mostrar o vosso apoio, mas penso que seria a melhor opção para evitar situações ou incidentes desnecessários. Eu vou de Turquia e vou deixar a minha bandeira em casa, apesar de ter feito a bandeira especialmente para quando faço cosplay dele. A bandeira de Portugal será levada por mim, transportada dentro de um saco, dobrada de forma correcta, e será retirada somente para a fotografia de grupo.

Agora, para quem ainda assim quer mesmo MUITO levar a sua bandeira, a tradução!

No último ano reparámos no mau tratamento de algumas bandeiras que as pessoas levaram como acessórios. Tenham em mente que a bandeira que levam é também símbolo de um país e como tal deve ser tratada com respeito. Estão autorizados a levar uma bandeira com vocês, desde que cuidem dela devidamente. Nunca é demais relembrar isto! Se levarem uma bandeira, mantenham-na num mastro ou pau de bandeira apropriado, ou dobrem-na de forma apropriada e guardem-na num saco quando não a estão a utilizar para fotografias. NÃO SE SENTEM NAS BANDEIRAS NEM AS DEIXEM NO CHÃO. Por favor mostrem respeito pela nação que essa bandeira representa.

QUESTÕES GERAIS PARA TER EM MENTE

Limpem o vosso lixo: Espalhar lixo é também contra a lei, e não é simpático deixar outras pessoas no encontro a limpar a vossa porcaria. Não será muito difícil manter o lixo em sacos apropriados que serão levados para o encontro e distribuídos pelos participantes, e qualquer lixo que façam pode ser imediatamente lá colocado. Isto é importante não só para manter a ordem do grupo e do local, mas também para deixarmos uma boa impressão caso queiramos realizar o evento no mesmo sítio durante o(s) próximo(s) ano(s).

Notas adicionais: Por favor não levem álcool para o encontro. Soube-se que houve quem levasse o ano passado e, apesar de nenhuns problemas terem sido reportados, nunca se pode ser demasiado cuidadoso.

Pais e indivíduos que não fazem parte da fandom/grupo: Hetalia tem fãs de todas as idades, portanto sabe-se que alguns fãs mais jovens vão comparecer, e algumas pessoas podem até trazer consigo fãs de anime e cosplay em geral. Também há uma grande probabilidade de que outras pessoas nos perguntem o que se passa. Em vez de se ser antipático, pode-se seguir uma série de sugestões que sossegam os pais e esclarecem o comum trauseunte.

1. Encoragem os vossos pais a comparecer! Se um pai vai com boa disposição e se mostra disposto a ouvir mais sobre estes hobbies, será sempre bem-vindo.
2. Mantenham uma atitude positiva! Se um miúdo vos disser algo (especialmente se for desagradável), sorriam e ignorem. Se um grupo chamar ou gritar porque gostam da vossa enorme bandeira de Espanha, sorriam e acenem de volta! (NOTA: AI DO DESGRAÇADO que levar uma bandeira enorme de Espanha QUE FICA LOGO CONFISCADA. >_>) Se alguém perguntar que tipo de festa estamos a realizar, digam que estão a celebrar a Paz Mundial ou algo do género! Se estiverem com um pouco de paciência podem até explicar os básicos de cosplay ou até de Hetalia.
3. Divirtam-se! Esta é a mais importante das três. Estamos todos aqui para nos divertimos, e se não se estiverem a divertir alguém há-de notar. Passem uma boa tarde, façam novos amigos e falem sobre tudo o que vos apetecer, Hetalia ou não. :)

---

This is the Code of Conduct translated to Portuguese, including some relevant notes from the translator to the Portuguese fandom. To read in English, just click on the link and go to the original webpage! Don't forget, it's fundamental to abide by these rules.

1 comment:

  1. Okis postei e estou à espera das fotos de hoje!
    @=3=
    Chibitalia DESU!!!!!!

    \~~~~~~
    \ \
    \~~~~~
    \
    I surrender!

    ReplyDelete